A Cirurgia Robótica é uma especialidade considerada nova no Brasil, visto que vem ganhando força há aproximadamente uma década a partir da aquisição de tecnologia robótica pelos grandes centros de saúde do país.
Com a criação do robô Da Vinci® foi possível o desenvolvimento da cirurgia robótica minimamente invasiva, objetivando a realização de cirurgias de grande complexidade de forma mais prática, com muito mais segurança e conforto para o paciente.
São inúmeras as vantagens deste tipo de procedimento cirúrgico, entre as quais é possível destacar a redução da dor e do desconforto pós-operatório, uma menor perda sanguínea durante a cirurgia e tempo de internação reduzido, além de uma recuperação muito mais rápida e confortável para o paciente, que poderá retornar às atividades diárias mais rapidamente.
A especialidade em cirurgia robótica pode ser realizada por profissionais médicos que apresentam residência médica em Cirurgia Geral.
A Cirurgia Oncológica é uma das principais ferramentas utilizadas no combate ao câncer. Esta especialidade médica atua com o objetivo de prevenir, diagnosticar, estadiar e tratar as doenças oncológicas.
O procedimento pode ter finalidade curativa, principalmente quando o tumor é identificado em fases iniciais, ou finalidade paliativa, quando o objetivo é aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.
A especialidade de cirurgia oncológica aborda a patologia do câncer de forma específica e multidisciplinar, interagindo com outras especialidades oncológicas, visando à remoção cuidadosa do tumor ou parte dele a fim de assegurar ao paciente um cuidado integral, seguro e com maior conforto.
A Cirurgia do Aparelho Digestivo é uma especialidade médica que tem como objetivo tratar as alterações benignas e malignas que acometem o trato gastrointestinal.
As regiões de atuação de um cirurgião do aparelho digestivo incluem esôfago, estômago, fígado e vias biliares, pâncreas, bem como toda a extensão dos intestinos. Entre os principais procedimentos realizados é possível destacar cirurgias como a da retirada de vesícula, de hérnias, de tumores, entre outros.
Existe uma grande lista de patologias que podem ser tratadas por meio da cirurgia do aparelho digestivo. Entre as mais conhecidas estão gastrites, úlceras, pancreatites, colelitíase e colite. Além disso, pacientes que apresentam distúrbios de digestão também podem ser beneficiados pela cirurgia digestiva.
A Cirurgia Videolaparoscópica é uma técnica minimamente invasiva que acessa a cavidade abdominal sem a necessidade de grandes cortes, sendo realizada através de pequenas incisões. A videolaparoscopia é realizada por meio instrumentos cirúrgicos acompanhados de uma microcâmera que permite ao cirurgião uma visão mais clara e definida dos órgãos abdominais, auxiliando na realização do procedimento.
Entre as principais cirurgias realizadas por meio de videolaparoscopia destacam-se a colecistectomia, a apendicectomia, a correção de hérnias, as colectomias e a fundoplicatura gástrica, para o tratamento de refluxo gastroesofágico, além de outros procedimentos.
As vantagens da aplicação desta técnica já estão bem difundidas, sendo bastante recomendada e realizada uma vez que entrega um melhor resultado estético, propicia um menor desconforto pós-operatório com menor tempo de internação e recuperação, assim como uma menor incidência de complicação cirúrgica, além de possibilitar ao paciente um retorno mais rápido às atividades diárias.
A Cirurgia Geral é uma das especialidades médicas mais procuradas no Brasil e apresenta grande abrangência de atuação, estando presente em áreas como cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. Além da diversidade de procedimentos, a cirurgia geral também é considerada pré-requisito para a maioria das especialidades cirúrgicas, como cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica e demais opções.
Os cirurgiões gerais estão habilitados para o tratamento de diversas condições que afetam as mais variadas regiões do corpo e precisam de intervenção cirúrgica. A cirurgia geral abrange mais comumente abdômen, seios, vasos periféricos, pele e pescoço. Entre as cirurgias mais realizadas por profissionais desta especialidade estão: cirurgias de hérnias, colecistectomia, apendicectomia, úlceras gástricas e cirurgias de trauma.
É importante que o médico cirurgião geral esteja familiarizado com os diversos sistemas do corpo e que saiba identificar situações de maior complexidade que necessitam de encaminhamento para um especialista.
A Coloproctologia é uma especialidade médica caracterizada por estudar especificamente as doenças relacionadas ao intestino grosso (cólon), ao reto e ao ânus. Para realizar a residência em coloproctologia o médico deve primeiramente se especializar em cirurgia geral, uma vez que esta especialidade é pré-requisito para a maioria das especialidades cirúrgicas.
O médico proctologista atua com o objetivo de diagnosticar e tratar doenças relacionadas à região colorretal. Entre as principais patologias abordadas por esta especialidade é possível destacar o câncer colorretal, as doenças inflamatórias intestinais, os distúrbios funcionais, a incontinência anal, além de doenças orificiais como hemorroidas, fissuras e fístulas anorretais.